Em Manaus a programação do Seda contou com mostras,conferências,debates,shows,oficinas e outras atividades responsáveis por promover a intersetorialidade do audivisual com outros seguimentos artísticos,contribuindo com o fortalecimento da cadeia produtiva do audiovisual e fomentando a microrrota de circulação de agentes e produtores entre o estado do Amazonas e Roraima.
Uma das atividades realizadas foi a Oficina "Experiências Multimídia" com Paulo Fehlauer do Coletivo Garapa -SP que teve o objetivo de familiarizar os participantes com a linguagem documental e, principalmente, com o cenário contemporâneo de produção e disseminação de conteúdo independente, a fim de que eles passem a explorar este conjunto de ferramentas em suas próprias produções.
A oficina teve como atividade prática a produção coletiva de três mini-episódios, baseado em entrevista com habitantes da cidade de Manaus.
As entrevistas se basearam na vida cotidiana de três pessoas escolhidas pelos participantes por achar a importância do relato dessas pessoas e a relação deles com a cidade.
Os escolhidos foram,o senhor Armando Dias,português que veio para Manaus com 17 anos de idade em 1953 e se tornou amazonense de coração,dono do bar mais famosos de Manaus,que leva seu nome,bar este, responsável pelo movimento artístico e cultural da cidade,ponto de encontro de todos que circulam pelo centro da cidade.Outro entrevistado foi o Frei Fugêncio Monacelli,outra personalidade de Manaus.Italiano que veio para o Amazonas em 1972 e trabalha na Igreja de São Sebastião.Seu trabalho se destaca no esporte e na música com crianças,jovens e adultos.
Raimundo Nonato Pereira ,amazonense também foi nosso escolhido.Trabalha no Teatro Amazonas desde 1973,tem metade de sua vida dedicado ao serviços do TA.Nonato é o próprio Teatro em sua magia,glamour e suas lendas urbanas.
Curta em Cicuito é um Projeto da Barba,Cabelo & Bigode Produções foi ministrado pelo Coletivo Garapa. O Ciclo que resultou no Projeto Ponto de Vista,percorreu as cidades de Marabá, Parauapebas, Santarém,Manaus e Belém.Nesta segunda temporada tem a parceria com a operadora Vivo.
A Oficina foi gratuita e aconteceu em Manaus nos dias 15,16 das 09 às 12 e das 14 às 18 horas no Espaço Cultura Arte e Fato rua 10 de julho,centro e no dia 17 das 13 às 19 horas no Coletivo Difusão na rua Monsenhor Coutinho,centro.
Texto: Cléia Alves
Confira as fotos da Oficina Experiências Multimídia com Paulo Fehlauer.
indo para a entrevista com Frei Fugêncio |
Frei Fugêncio esperando a entrevista no Largo São Sebastião |
Equipe se arrumando |
entrevista com seu Nonato no Teatro Amazonas |
a entrevista |
esperando seu Armando abrir o bar |
Paulo preparando o equipamento |
entrevista com seu Armando em seu Bar. |
o olhar recortado para a entrevista com o Frei Fugêncio |
entrevista com seu Armando |
lá vamos nós! pra mais uma entrevista |
Nenhum comentário:
Postar um comentário