cultura arte e pesquisa

cultura arte e pesquisa

sábado, 23 de julho de 2011

2º FESTIVAL AMAZONAS DE DANÇA-2010

Na noite de na abertura do II Festival Amazonas de dança aconteceu à emocionante participação da presidente de honra Ana Botafogo que foi lindamente homenageada pela APRODAM - Associação dos Profissionais de Dança do Amazonas e pela Secretaria de Cultura na pessoa do Senhor Secretario Robério Braga.

Ana Botafogo apresentou o solo Coisas da Vida. Logo após foi apresentado um vídeo em que os profissionais de dança do Amazonas prestaram suas homenagens a essa artista que muito tem levado o nome da dança brasileira para o mundo. Ana Botafogo mostrou porque é considerada o ícone da dança clássica no Brasil com seu talento e graciosidade no palco do Teatro Amazonas.

Logo após sobe ao palco o Balé Folclórico do Amazonas com o recém estreiado espetáculo O Mundo de Yebá Belo onde fala da criação do mundo através da mitologia da etnia Dessana.O espetáculo é recheado de personagens que compõem o universo mítico da tribo Dessana com uma linguagem contemporânea, mas sem fugir da proposta do Balé Folclórico que é mostrar a cultura da Amazônia.Com um elenco afinado o espetáculo tem uma plasticidade que nos transporta para o universo mágico e ilusório das lendas indígenas .

A terceira e última apresentação na noite de abertura do FAD ficou com o Corpo de Dança do Amazonas com o espetáculo Cabanagem do coreógrafo convidado Mario Nascimento. Cabanagem é um trabalho de dança contemporânea que se utiliza dos elementos da dança de rua e contato improvisação. O roteiro foi montado através de um estudo feito pelo livro “Uma breve história da Amazônia”, de Márcio Souza. A proposta da peça não era contar uma história narrativa, mas sim, saber o que a revolta dos negros, índios e mestiços contra a elite política refletiu nos dias de hoje. A trilha sonora ficou a cargo do DJ Tubarão que mostra que é possível misturar a música eletrônica com a musica do Raízes Caboclas resultando numa linguagem da cultura hip hop que contagiou a platéia.



Texto: Cléia Alves


Confira os grupos que estiveram no 2º Festival Amazonas de Dança.
Programa

Programa

Programa

Arnaldo Peduto Ballet

Artistas Independentes

Contem Dança Cia

Corpo de Dança do Amazonas-CDA

Entrecorpus Cia de Dança

Gedam

Cia de Ideias

Indios.Com Cia de Dança

Reflexu's Cia de Dança

Francisco Rider Pereira da Silva

Cia de Dança Quasualidades

Ballet Folclórico do Amazonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário