cultura arte e pesquisa

cultura arte e pesquisa

quarta-feira, 6 de julho de 2011

II SEMINÁRIO DE REVISÃO CRÍTICA DA DANÇA EM MANAUS

Por Cléia Alves


A Associação dos Profissionais de Dança do Amazonas APRODAM, estará realizando nos dias 08 e 09 de julho no Auditório da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade Estadual do Amazonas –UEA ,Rua Leonardo Malcher, o II Seminário de Revisão Crítica da Dança em Manaus.A abertura será dia 08 às 18 horas e no sábado das 09 às 18 horas , com a palavra Augusto Domingos, Conselheiro Estadual da Cadeira de Dança, Mônica Loureiro presidente da Aprodam e  Roberio Braga,Secretário de Cultura do Estado.
Com o objetivo de estabelecer as principais diretrizes para as políticas a serem desenvolvidas pela Secretaria de Cultura do Estado e Secretaria Municipal e os rumos que a dança em Manaus vem tomando que o II Seminário de Revisão Crítica da Dança vem com os temas: Qualificação do Profissional da Dança, Análise de Mercado, Políticas de Editais, Diálogo com as Instituições.Os palestrantes convidados são: Lia Sampaio,Cristiane Barroncas, KK Bonates, João Fernandes, Chica Timbó, Monique Andrade,Jorge Kennedy e Augusto Domingos.


Segundo Augusto Domingos, a crítica pode ser sem dúvida, uma grande aliada do artista, é por meio dela que o mesmo pode entender seu processo de criação. A crítica serve aos autores, como ressonância da sua obra, em relação ao seu tempo, espaço, e sua relevância para a história. O processo de formação do artista contemporâneo se dá por meio de afirmação da sua originalidade, este processo está crucialmente implicado com a necessidade que o mesmo tem de entender como se estabelece, o diálogo entre sua obra e o contexto ( o cotidiano), qual é o impacto que a mesma produz na comunidade? Como o meio percebe o seu processo criativo? Qual a relevância do seu trabalho para a história?
 De acordo com Marta Marti, membro da diretoria dessa gestão, a Aprodam tem sido protagonista de uma política que busca a coerência o equilíbrio, o diálogo e o entendimento, sem abrir mão de sua autonomia ,mas buscando alargar horizontes, para proporcionar dias melhores aos estudantes e profissionais do nosso Estado, que optaram pela Dança. 

 Texto: Cléia Alves
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário