cultura arte e pesquisa

cultura arte e pesquisa

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

MOSTRA DE CULTURA POPULAR DESVENDA IDENTIDADES CULTURAIS DO AMAZONAS


Com o tema “Tambores de todos os cantos”, o Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura, promove a 2º Mostra de Cultura Popular do Amazonas, de 28 a 30 de outubro, no Teatro Amazonas e Teatro da Instalação. A Mostra tem como objetivo divulgar as mais diversas expressões da cultura popular do Estado. Entrada Franca.

Nos dias 28 e 29, a partir das 18h, inicia-se a programação na área externa do Teatro Amazonas com “Cortejos de Anunciação”, na sequência o público será convido à área interna do teatro para, a partir das 19h, prestigiar as mais diversas apresentações culturais de dança, música, poesia, teatro e religiosidades que expressam sinais da identidade do homem que compõe o panorama estético-sócio-cultural do Amazonas.

Já nos dias 29 e 30, as atividades serão concentradas no Teatro da Instalação para a realização de oficinas e palestras. No sábado (29), para abrir a Mostra Paralela, a partir das 9h, será realizada a oficina de Gambás (Gambá de Maués Pingo de Luz e Gambá de Borba) e, às 10h30, reunião do Fórum de Cultura Popular, com o tema Políticas Públicas Para Culturas Populares. Já no domingo (30), a partir das 13h, a programação contempla as palestras “Tambor de Crioula Mestre Castro”, “Maracatu Eco da Sapopema” e a “Oficina de Capoeira”.

Para o produtor da Mostra, Cristian Pio, há ainda um grande desconhecimento por parte da população sobre algumas expressões que são parte das culturas tradicionais do Amazonas. “Boa parte da população ainda conhece pouco de si. A folclorização e a espetacularização das expressões populares no Amazonas têm levado ao reconhecimento de poucas manifestações, já bastante descaracterizadas enquanto fruto de grupos envolvidos com cultura popular. Poucos jovens em nossas zonas urbanas sabem ou ouviram o que é um gambá, uma marujada, um lundu, um tambor de mina, uma pastorinha, uma capoeira de Angola”, completa.

FONTE: http://culturadoam.blogspot.com/2011/10/mostra-de-cultura-popular-desvenda.html?utm_medium=twitter&utm_source=twitterfeed

Abaixo os grupos que participaram da 1ª Mostra de Cultura Popular do Amazonas.

Matumbé Capoeira-Am. Foto: Cléia Alves

 
Projeto Escada sem Degraus.Foto:Danilo Junior

Tambor de Crioula Punga Baré.Foto: Cléia Alves.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário