cultura arte e pesquisa

cultura arte e pesquisa

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Abertura do II Festival Amazonas de Dança-Dia 08 de agosto de 2010



Na noite de na abertura do II Festival Amazonas de dança aconteceu à emocionante participação da presidente de honra Ana Botafogo que foi lindamente homenageada pela APRODAM - Associação dos Profissionais de Dança do Amazonas e pela Secretaria de Cultura na pessoa do Senhor Secretario Robério Braga.

Ana Botafogo apresentou o solo Coisas da Vida. Logo após foi apresentado um vídeo em que os profissionais de dança do Amazonas prestaram suas homenagens a essa artista que muito tem levado o nome da dança brasileira para o mundo.Ana Botafogo mostrou porque é considerada o ícone da dança clássica no Brasil com seu talento e graciosidade no palco do Teatro Amazonas.

Logo após sobe ao palco o Balé Folclórico do Amazonas com o recém estreiado espetáculo O Mundo de Yebá Belo onde fala da criação do mundo através da mitologia da etnia Dessana.O espetáculo é recheado de personagens que compõem o universo mítico da tribo Dessana com uma linguagem contemporânea, mas sem fugir da proposta do Balé Folclórico que é mostrar a cultura da Amazônia.Com um elenco afinado o espetáculo tem uma plasticidade que nos transporta para o universo mágico e ilusório das lendas indígenas .

A terceira e última apresentação na noite de abertura do FAD ficou com o Corpo de Dança do Amazonas com o espetáculo Cabanagem do coreógrafo convidado Mario Nascimento. Cabanagem é um trabalho de dança contemporânea que se utiliza dos elementos da dança de rua e contato improvisação. O roteiro foi montado através de um estudo feito pelo livro “Uma breve história da Amazônia”, de Márcio Souza. A proposta da peça não era contar uma história narrativa, mas sim, saber o que a revolta dos negros, índios e mestiços contra a elite política refletiu nos dias de hoje. A trilha sonora ficou a cargo do DJ Tubarão que mostra que é possível misturar a música eletrônica com a musica do Raízes Caboclas resultando numa linguagem da cultura hip hop que contagia a platéia.

Cléia Alves
Assessoria de Comunicação
Aprodam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário