Coreografado por Cléia Alves o espetáculo é uma síntese da formação sociocultural do amazonense, principalmente do interiorano que adotou a capital como base.As coreografias revelam os resquícios de uma Manaus urbana ainda ligada às tradições rurais: as viagens em motor de linha, os recados transmitidos pelas “vozes” da Escadaria dos Remédios, as festas nas quais se dançam o forró, o brega, os festivais folclóricos com apresentações de ciranda e boi-bumbá, e o gosto pelas comidas regionais. Manaus Cabocla é uma homenagem a nossa cidade e faz uma alusão à mulher que encanta com sedução, beleza, simplicidade e criatividade. Entretanto, mais do que homenagem, a montagem é um resgate da memória das nossas tradições que a urbanidade insiste em extinguir tais como as conversas nas calçadas, os banhos nos igarapés, lavagem de roupa nos rios, as festas juninas de rua com folguedos de época, a paquera cortês nos bailinhos e várias outras tradições que, aos poucos, vão se perdendo no tempo e na nossa memória.”Manaus cresceu e algumas coisas com ela se perderam ou se transformaram muito. Mas, é preciso saber ver os encantos da Manaus Cabocla e moderna” analisa Cléia.
Este espetáculo foi premiado pelo Pequenos Projetos Grandes Idéias-PPGI em 2005, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura do Estado do Amazonas. Participou do I Festival Amazonas de Dança em 2009, no Teatro Amazonas,Ficou em temporada no mês de agosto de 2006 no Teatro Américo Alvarez e no Teatro Jorge Bonates em 2010. Participou da Virada Cultural em 2010 e 2011 promovida pela ManausCulT.
Ficha Técnica
Direção Artística e Coreográfica
Cléia Alves
Produção e Coordenação Geral
Marta Marti
Ensaiador
Eugênio Lima
Figurinista
Andressa Paraquetty
Confecção e adereços: Sibele Gomes
Produção de Imagem
Susana Claudia
Fotografia
Danilo Junior
Elenco
Magda Carvalho, Aline Hamburgo, Fabíola Almeida, Késia Nascimento, Cemisa Nascimento, Renielly Lopes, Sirlane Barbosa, Paula Hidalgo, Pablo Fernandes, Brenda Lopes, Felipe Hidalgo, Wanderlane Oliveira, Renato Lira. [[posterous-content:pid___0]]
[[posterous-content:pid___1]]
[[posterous-content:pid___2]]
[[posterous-content:pid___4]][[posterous-content:pid___3]]
Nenhum comentário:
Postar um comentário