No mês de maio mais duas apresentações estão programadas para o Núcleo Ballet da Barra. Dessa vez sobe aos palcos a Cia Ballet da Barra com o espetáculo A Criação do Mundo no dia 21 às 19 horas no Cine-teatro do Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vígnola no bairro da Cidade Nova e do grupo de dança Arte pela Arte com a estréia de Caboclo Ribamar no teatro Américo Alvarez,centro, dia 14 às 18 horas ,todos os espetáculos são gratuitos.
Sobre o Núcleo Ballet da Barra
O Núcleo funciona juntamente com a Cia Ballet da Barra e os grupos internos: Projeto Escola de Artistas coordenado por Muriel Gonçalves, Arte pela Arte coordenado por Magda Carvalho, Arte e Movimento coordenado por Celice Freitas, todas ex-alunas da Cia Ballet da Barra.Funciona todos os dias,das 08 as 20 horas, no espaço do Ginásio Zezão bairro do São José, espaço cedido pela Prefeitura de Manaus
Sobre o espetáculo Caboclo Ribamar
Segundo Magda Carvalho, diretora e coreógrafa do espetáculo, “Caboclo Ribamar” é um trabalho de dança contemporânea e a idéia do nome é uma homenagem a José Ribamar Mitoso, grande escritor amazonense. O trabalho fala de uma das mais belas lendas da Amazônia: A lenda da Mãe D’agua, fazendo uma relação com a atualidade, usando a lenda para demonstrar a atuação fecunda da mulher na sociedade de hoje, tendo como meta uma participação no processo de conscientização quanto à discriminação com as mulheres.
Release do Espetáculo
Conta o povo ribeirinho que em uma noite de luar um jovem pescador chamado Ribamar, remava em hora morta, meia noite, descendo o Rio Negro, em sua canoa cheia de tucunarés quando avistou no meio da floresta algo estranho, mas muito bonito, o pescador viu uma luz muito brilhante, descansando sobre as pedras. Curioso, ele resolveu se aproximar. Viu que a luz se mexia, tinha a forma de uma mulher. Os cabelos eram negros e compridos. A mulher era linda, a mais bela que ele já havia visto. E ainda cantava mais bonito do que todos os passarinhos juntos. Ele tentou tocar na imagem, grande foi seu erro. O pescador foi levado pela mulher para o fundo do rio.
Sobre o espetáculo A Criação do Mundo
Dando continuidade aos festejos dos quinze anos de existência, A Cia Ballet da Barra leva para o palco o espetáculo A Criação do Mundo. Agora com direção geral de Cléia Alves e direção artística de Muriel Gonçalves.O trabalho já está entrando para o quarto ano consecutivo de apresentações e segundo Cléia Alves isto é um ganho,pois as dificuldades de se manter em cartaz um espetáculo de dança em Manaus é muito grande ainda mais com poucos recursos e falta de patrocínio.A única forma de mantermos as atividades da Cia Ballet da Barra são estas pautas da Secretaria de Cultura, comenta Cléia.
Release do Espetáculo
A Criação do Mundo é um espetáculo de dança contemporânea da Cia Ballet da Barra que retrata através da mitologia Ticuna e Tupaiu a origem do universo e do homem. O fascínio e a curiosidade de saber como surgiram o céu, as estrelas, os rios, igarapés, o homem a mulher e suas relações com personagens míticos do mundo animal e vegetal, nos leva a buscar baseado na literatura indígena, uma pesquisa e uma releitura de movimentos e gestos do cotidiano que dançados e interpretados nos transportam para este universo repleto de simbolismo, poesia e magia que fazem parte da nossa “amazoneidade”.
Ficha Técnica Cia Arte pela Arte
COORDENAÇÃO: Marta Marti
DIREÇÃO GERAL E COREOGRÁFICA: Magda Carvalho
CRIAÇÃO DE FIGURINO E ADEREÇOS: Magda Carvalho
CONFECÇÃO DE FIGURINO: Socorro nascimento
SONOPLASTIA: Taís Sousa
ILUMINAÇÃO: Magda Carvalho
ELENCO:
Andrew de Oliveira
Tainá Ausier
Camila Bentes
Karla Bianca
Leonardo Vieira
Neucicleia Santos
Taira Baia
Vanderlane Oliveira
Kamila Cavalcante
Letícia Cavalcante como mãe d’agua
Ficha Técnica Cia Ballet da Barra
Direção Geral e Coreografia: Cléia Alves
Direção Artística: Muriel Gonçalves
Assistente de coreografia: Magda Carvalho
Produção e Administração: Marta Marti
Trilha Sonora:Naná Vasconcelos, Ramiro Musotto,Sergio Otanazeta,Brent Lewis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário