cultura arte e pesquisa

cultura arte e pesquisa

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

40 Anos de Capoeira do Mestre KK Bonates



Luiz Carlos de Matos Bonates mais conhecido popularmente como Mestre KK Bonates teve suas primeiras referências de capoeira na sua infância nos anos 60 na cidade de Manaus.
Histórias contadas por seu pai Aldemar Bonates sobre a coragem, valentia e destreza de seu irmão mais velho, o capoeira e militante comunista Alídio Smile dos Santos Bonates com a alcunha de Bob Stélio e outras histórias sobre brigas com navalhas de marinheiros capoeira que visitavam o cais de Manaus sempre estiveram presentes na vida do mestre.
Na década de 70 o Mestre KK ouve pela primeira vez o canto do Mestre Caiçara na rádio difusora do Amazonas,pelo "Programa Mobral".
Aos dez anos de idade compra na livraria Lira o livro "Capoeira sem Mestre" de Lamartine Pereira da Costa e passa a treinar sistemáticamente.
Em 1973 conhece o Mestre Gato e em fevereiro de 1974 inicia seus treinamentos com o mesmo.Em 78 se gradua professor com o Mestre Gato e depois passa a ser seu contra-mestre.
No ano de 1983 começa a treinar com Cecílio de Jesus Calheiros(Mestre Vermelho Boxeur da Bahia).Para KK em relato, o mestre Vermelho não foi só mestre mais sim,um grande amigo e irmão que a capoeira lhe proporcionou.
Em 1987 realizou treinamento com mestre Miguel Machado( Miguel Preto)e no ano de 1992entra para o grupo Cativeiro e em 1994 se torna seu auxiliar direto ( contra-mestre) e em 1996, em São Paulo, tendo como padrinho o Mestre João Pequeno de Pastinha,gradua-se mestre de capoeira.

Relato de Mestre KK para seu aniversário de 40 anos:

Ao longo destes 40 anos a capoeira me proporcionou inúmeras experiências boas e ruins.As boas, me dão alento e me recompensam da batalha do dia-a-dia e me fazem ver que a vida é para ser vivida com humor e respeito.Que vale a pena a amizade e a honestidade para consigo mesmo e para com os outros.As ruins, me mantem em constante alerta contra a maldade, a inveja e o despeito das pessoas imaturas que não se contentam em ver a felicidade alheia.
Conheço 12 países, todas as capitais brasileiras e milhares de pessoas, tudo por causa desta "brincadeira" que é na verdade, uma grande escola de vida.
Se perguntarem se começaria tudo de novo, responderia que sim.
Aos mais novos, principalmente as crianças e adolescentes, digo que é perfeitamente conciliável o estudo e o treinamento cotidiano da capoeira, basta ser disciplinado- me considero um exemplo disto.Aos adultos, principalmente para as esposas dos capoeiras, digo que a capoeira nunca foi empecilho para a família e o emprego-basta o capoeirista ter o bom senso e equilibrar o tempo para as duas coisas.
Espero que o bom Deus e os Orixás me permitam que cada dia eu me torne um pouco melhor e que eu tenha força para continuar o dia-a-dia na capoeira- essa inigmática força que me alimenta.
Deixo aqui o meu sincero agradecimento a todas as pessoas que direta ou indiretamente, ao longo destes 40 anos, me ajudaram a ser o capoeirista que sou.
Aqueles que de uma forma ou de outra eu decepcionei, minhas sinceras desculpas.

Um comentário:

  1. parabens Mestre,não tive o previlegio de conhece-lo pesoalmente,mas já ouvie falar muito de você... me formei mestre a pouco tempo,tenho 39 anos e 23 anos sendo praticante e conhecedor dessa arte.Um forte abraço,espero um dia ter o prazer em conhê-lo.MARIVALDO,inicie e me formei no grupo ORIXÁS,hoje levo outro grupo fundado por mim.UNIÃO DOS PALMARES.

    ResponderExcluir