cultura arte e pesquisa

cultura arte e pesquisa

domingo, 4 de dezembro de 2011

SOBRE O NOSSO 2º ENCONTRO O QUE É ISSO? DE DANÇA

O 2º Encontro O que é isso? De Dança aconteceu nos dias 25,26 e 27 de Novembro de 2011 realizado no Espaço Xisto Bahia em Salvador, foi mais uma realização do Grupo X de Improvisação em Dança que o ano passado teve a iniciativa para mobilizar professores, estudantes, bailarinos, coreógrafos, psicólogos, assistentes sociais que estão de alguma forma envolvidos e outros muito interessados em se encontrar para falar sobre, ouvir, discutir, refletir, ver e dançar com pessoas com deficiências.


Este ano de 2011 o 2º Encontro aconteceu no mesmo formato do ano passado distribuído com oficinas, debates e espetáculos nos três dias. A abertura foi na sexta-feira dia 25.11 às 19 horas com a apresentação de Pequetitas Coisas Entre Nós Mesmo do Grupo X de Improvisação em Dança no Teatro do Espaço Xisto Bahia com audiodescrição. Logo após as 19h30min. houve Diálogos Cruzados com Fafá Daltro, Lenira Rengel, Estela Lapponi e Edu Oliveira com a presença luxuosa da tradução em libras de Irzyane Cazumbá.


Diálogos muito  mais que cruzados e também na diagonal ( srs ) porque falar desse assunto “rende muito pano pra manga” e como também estávamos interessados em nos abraçar, beijar e contar as novidades, nos dirigimos para o foyer do teatro para bebericamos e atualizamos o papo que também foi muito importante,pois eu estava ausente de Salvador há uns oito meses.


No segundo dia, sábado (26.11) logo pela manhã às 09 horas, aconteceu o Encontro com Estela Lapponi com o Corpo Intruso, que muito me tocou por ser um trabalho que nos leva a refletir sobre O que é ser um corpo intruso? Isso foi a proposta de Estela que nos colocou pra pensar e expressar em um grande papel estendido pela sala, utilizando canetas, lápis de cor, pincéis, figuras de revistas, colagens e o que mais a criatividade fosse capaz. Estranho, esquisito, intrometido, não convidado e outras provocações foram algumas palavras que surgiram com cores no papel em branco que serviram para um bate papo e diálogos pelas diagonais, paralelas entre outras formas de falar. Em seguida Estela propôs que fossem formadas duplas e que filmássemos com nossas câmeras ou celulares um relato sobre quando nosso corpo foi um intruso. Divertido, curioso, revelador, intenso, forte foram os vídeos produzidos por nós e ao vermos e nos deparamos com discriminações, preconceitos e ignorância sobre fatos que ainda em pleno século XXI existem em relação ao corpo. Ao diferente ao que parece ser “estranho” sobre o olhar dos outros ainda me causa espanto.


Continuando o dia de atividades, a tarde às 14 horas foi formado nosso cirandão com o projeto  Poética da Diferença da ACCDANA59 e os Monitores da ACC que colocou todo mundo, falo todo mundo mesmo,pais,estudantes,professores e até pessoas da equipe de trabalho do 2º Encontro,pra dançar e viajar no espaço da sala.Creio que assim como eu, muitos saíram maravilhados e revigorados da atividade.


Às 17 horas aconteceu à linda, poética e intensa apresentação de As Borboletas do Núcleo VAGAPARA com audiodescrição, do qual já era fã e agora só reforça mais minha admiração. Pesquisa e criatividade resumem muito bem o trabalho de Lucas Valentim e Thulio Guzman e da produção  que mais uma vez está de parabéns.


As 17h30min. formou-se uma Mesa para falar de Espaços (in)acessíveis  (Políticas Públicas) com tradução em libras com a mediadora Carolina Teixeira e os debatedores Lucas Valentim, Thulio Guzman,Carla Vendramin e Marília Cavalcante.


Para finalizar o dia com cenas que me tocaram profundamente foi apresentado na ante sala do Espaço Xisto às 19h30min. a Performance Intento 3257,5 com Estela Lapponi  que nos mostrou  Zuleika Brit (seu personagem). Estela começa sua performance nos localizando em sua trajetória de vida, anseios e inquietações a respeito do seu fazer artístico e foi buscar na Itália a resposta para o que é o corpo intruso e creio eu que encontrou também Zuleika Brit este personagem que questiona situações sociais pelos lugares por onde passa a respeito do corpo na sociedade.


Infelizmente não pude participar do terceiro dia do 2º Encontro,  pois o trabalho me obrigou a viajar de volta pra Manaus.


Acredito que o 2º Encontro aconteceu na vida das pessoas que estiveram presentes. Digo isso, pois, com certeza na minha aconteceu. A importância desses Encontros para mim que está em Manaus é valiosa porque me possibilita ver o que as outras pessoas pensam,fazem,dançam, discutem e o que ainda é preciso ser feito em relação à acessibilidade, produção, criação em dança para, com e por pessoas com deficiência.


O que vale mesmo é o que reverbera em cada um, as ações que serão feitas, as trocas, os contatos reais ou virtuais, os produtos deste 2º Encontro, essas talvez sejam as respostas para as nossas perguntas O que é isso? De dança.
Apresentação de Pequetitas Coisas Entre Nós Mesmos
com Grupo X de Improvisação em Dança e tradução em libras de Irzyane Cazumbá.

                              
     CLICK NO LINK E CONFIRA AS FOTOS
 https://picasaweb.google.com/cleia.alves98/2EncontroOQueEIssoDeDanca?authuser=0&feat=directlink

PARA SABER SOBRE A OFICINA CORPO INCLUSO CLIK NO LINK

https://picasaweb.google.com/lh/photo/4jGra36A0DI9Y-YfGP1LJdMTjNZETYmyPJy0liipFm0?feat=directlink