cultura arte e pesquisa

cultura arte e pesquisa

sábado, 3 de novembro de 2012

PUXIRUM ACADÊMICO-ATIVIDADES INTEGRADORAS-UNINORTE LAUREATE

O que é o Puxirum Acadêmico –Atividades Integradoras?
 
As Atividades Integradoras – denominadas de Puxirum Acadêmico – são um conjunto de ações didático-metodológicas promovidas pela Escola de Licenciaturas da Uninorte visando garantir a qualidade no ensino por meio da unidade estabelecida entre as ações pedagógicas e as matrizes curriculares dos cursos, realizando um verdadeiro Puxirum.
 
O que é um Puxirum?
 
É a prática cultural do mutirão, da cooperação e união de pessoas para planejar e realizar ações, expressando a reunião de esforços em prol de um objetivo comum, como define a língua indígena Nhengatu. Nesse sentido, o Puxirum realizado pela Uninorte buscou promover ações acadêmicas comuns nos três turnos, integrando os conhecimentos das várias disciplinas que os discentes estão estudando.
 
Como foram desenvolvidos?
 
Foram desenvolvidos por meio de estratégias de ensino diferentes para os 1º, 2º, 3º e 4º períodos, mas com a temática comum para todos: “Diversidade Cultural: Consciência Negra”, nos dia 17 e 18 de outubro de 2012.
 
No dia 1º de novembro de 2012, na Uninorte Unidade 5, foram apresentados vários trabalhos acadêmicos e artísticos, com mostra de música,dança,teatro e poesia começando pela manhã e terminando a noite. Pela manhã, às 9:30 foi apresentada a palestra de Cléia Alves Intitulada “Militância Negra em Movimento Trajetória de Cléia Alves” com o objetivo de contribuir para a luta contra o preconceito racial e retirada do manto da invisibilidade que nega a importância do legado afro-descendente para a construção da cultura Amazônica e brasileira, subsidiando com atividades extracurriculares para a lei n.10.639/03.
 
A palestra foi um resumo da trajetória de Cléia Alves  como educadora e artísta, atuando nos vários seguimentos  artísticos em Manaus,interior do Amazonas e em Salvador.
 
Os slides apresentados na palestra seguem abaixo.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário