cultura arte e pesquisa

cultura arte e pesquisa

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Espetáculo Berimba Berimbau

 

 

É  um espetáculo de dança o qual tenta revelar através de variadas formas de expressão do corpo, um pensar amazônico, utilizando para isto, estímulos polirítmicos.

Mostra de uma forma poética a influência do ritmo do instrumento central- o Berimbau.Este instrumento primitivo e ancestral dos modernos instrumentos de corda, traz na sua forma, o arco, um símbolo tribal e telúrico do índio e do negro.O arco neste contesto é um símbolo de guerra e de paz, sendo esta última, representada pelos seus acordes e transmutada em alegria e suor de corpos. Em outras palavras, o arco do negro toca e o arco do índio lança, mas tudo é arco. Berimba Berimbau é a tentativa de que o corpo do dançarino seja um arco- repositório da força, da leveza, da precisão, do corte, aliado a variados sentimentos.tudo acompanhado pela brincadeira, pela descontração , pelo festejo, pelo jogo e pelo ritual existente nas manifestações populares como a capoeira, o maculelê, o boi-bumbá e a dança afro.

 

 

O trabalho foi montado no ano de 2004 e participaram onze integrantes,   na faixa etária de 14  a  20  anos, na sua  maioria da zona leste de Manaus,  dos quais  oito faziam da Cia Ballet da Barra e  três são capoeiristas de  Manaus.Com nove momentos o espetáculo que tem duração de 40 minutos mostra  a riqueza  que é a capoeira no seu universo que fascina e encanta conta a coreógrafa: “ A capoeira sempre esteve presente na minha vida , já praticava antes de viajar para Salvador , quando cheguei lá  me encantei pela capoeira angola e então surgiu a idéia de fazer uma trabalho que integrasse  os instrumentos,  o  teatro  a  dança  e a  luta” .

As  coreografias  foram   criadas   a  partir  de observações feitas nas aulas que reecebia  conta  Cléia  Alves .

Uma releitura  foi feita nos folguedos maculelê e  do cacetinho, o  que resultou numa energética e dinâmica coreografia.Do samba de roda   que sempre esteve presente nas festas do capoeirista  também faz parte do espetáculo. A trilha sonora tem a participação especial do Mestre KK Bonates conhecido capoeirista de Manaus.

 

 

Ficha Técnica

 

Direção e Concepção Coreográfica: Cléia Alves

 

Preparador  Corporal: Cléia Alves

 

Figurino: Cléia Alves e o Grupo

 

Produção e Coordenação  Administrativa: Marta Marti

 

Músicas: KK Bonates,  Eliberto Barroncas,Dinho Nascimento, Quilombo de San Diego.

 

Elenco: Aline Hanburgo,Átila  Mourão, Cemisa Nascimento, Celice Meire, Fabíola Almeida,Késia Nascimento,Sirlane Barbosa, Paula Hidalgo,Pablo Fernandes,Rômulo Macedo, Ronilson Rodrigues.

 

[[posterous-content:pid___1]][[posterous-content:pid___2]][[posterous-content:pid___3]][[posterous-content:pid___4]][[posterous-content:pid___5]]

[[posterous-content:pid___0]]

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário