cultura arte e pesquisa

cultura arte e pesquisa

sábado, 19 de novembro de 2011

BALÉ FOLCLÓRICO E CORAL DO AMAZONAS NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

 




Neste domingo (20) o Balé Folclórico do Amazonas e o Coral do Amazonas se unem num espetáculo em homenagem ao Dia da Consciência Negra. O evento será marcado por músicas e coreografias da cultura negra, além de um pequeno trecho de Missa Luba (uma versão de músicas tradicionais do Congo). A realização é da Secretaria de Estado da Cultura com entrada gratuita, às 11 horas no Teatro Amazonas.

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
O Dia da Consciência Negra é uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, tentando garantir seus direitos sociais. É marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade. Além desses assuntos, enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutir e trabalhar para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.

FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário