cultura arte e pesquisa

cultura arte e pesquisa

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Trajetória de Cléia Alves


 Sou professora formada em Licenciatura em dança e dançarina profissional pela Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia e concluí meus estudos no ano de 2000. Em 2007 concluí o curso de pós-graduação sendo Especialista em Metodologia do Ensino Superior - Centro Universitário do Norte (UNINORTE), com o tema “Métodos e técnicas de dança desenvolvido para crianças de 6 a 8 anos no Centro Cultural Cláudio Santoro em Manaus”.
Minha primeira experiência como bailarina aconteceu no ano de 1985 no Projeto Dança Escola, promovido pela Secretaria da Educação e Cultura do Amazonas. Participei deste projeto até o ano de 1987 dançando em teatros, centros culturais e escolas. Neste mesmo ano fiz um teste e ingressei no Grupo Experimental de Dança do Teatro Amazonas, onde viajei para o interior do estado participando de festivais de música e eventos comemorativos. Minha primeira experiência como professora de dança aconteceu no ano de 1988, no Teatro da Mineração, na periferia de Manaus, coordenado pela professora e coreógrafa Conceição Souza sob a administração do Teatro Amazonas. Ministrei aulas de iniciação à dança para crianças, onde finalizei o ano com uma apresentação para a comunidade local. Com a mudança de administração do Teatro Amazonas o grupo experimental acabou e parei de dar aulas. Ingressei como bailarina no Grupo Gedam no ano de 1989 e permaneci até 1991, onde participei de espetáculos viajando para o interior do estado e também eventos na cidade de Manaus. No ano de 1991 fui convidada a fazer parte da Cia Renascença de Dança coordenada pelo bailarino Jorge Kennedy recém chegado de Salvador. Nesta Cia tive contato com a dança teatro, na época era uma novidade na cidade de Manaus. Em 1993 a Cia Renascença se desfez e virou a Cia de Dança do SESC. Paralelo a estas atividades eu ministrava aulas de dança no SESC de Manaus e participava de cursos de dança contemporânea, ballet clássico, jazz, dança afro, composição coreográfica. Minha participação na Cia de Dança do SESC terminou no ano de 1994, pois no ano seguinte partiria para Salvador para me especializar em cursos de dança. Minha chegada em Salvador me fez perceber que era mais importante ingressar na vida acadêmica, então resolvi fazer o vestibular, pois desde a época do grupo experimental pensava na minha carreira como professora.
Durante meus estudos na faculdade tive muitos contatos com técnicas e atividades relacionadas ao mundo das artes encontrando inspiração para criar e experimentar processos coreográficos através das disciplinas do curso de dança. Neste período fiz alguns cursos de dança afro com professores como Nildinha, Augusto Omolu e o professor King.
Na faculdade tive disciplinas com professores que muito contribuíram para minha formação artística e de vida, tais como: Marli Sarmento, Antrifo Sanches, Fafá Daltro e Nelma Seixas. Neste período fiz alguns cursos de dança afro com professores como Isaura Oliveira, Nildinha Fonseca, Augusto Omolu e o professor King, dança moderna com o Professor Zebrinha e oficina de composição coreográfica com Marcelo Moacir.
Ao retornar para Manaus trabalhei como professora de dança contemporânea no Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas no ano de 2002, no Centro Cultural Cláudio Santoro nos anos de 2001, 2002, neste período fiz algumas coreografias para final de ano e mostras didáticas nestes lugares,mas tinha vontade de criar meu próprio espetáculo,sentia que podia desenvolver minha aptidão para criar e dirigir um espetáculo de dança. Foi então que no ano de 2002 a convite da professora Edna Marta Marti, comecei a produzir meu primeiro espetáculo de dança chamado Cidadão do Mundo com a Cia Ballet da Barra. Nesta esta Cia produzi mais três espetáculos intitulados Berimba Berimbau em 2004, Manaus Cabocla em 2006 e A Criação do Mundo em 2008.
Paralelo as minhas produções de espetáculos, trabalho desde 1988 em parceria com vários segmentos do Movimento Negro do Amazonas, com grupos de arte popular, grupos de capoeira em Manaus e Salvador assim como, grupos de pesquisas em danças afro-ameríndias no Amazonas. Também ministrei oficinas e cursos em mais de 12 cidades nos seguintes países: Bélgica, Grécia, Itália e Inglaterra.
Desenvolvo também um trabalho de promoção a preservação dos valores culturais, sociais e da economia solidária oriundos da matriz afro-brasileira com a Cia Ballet da Barra, Instituto Escada Sem Degraus e Grupo Cativeiro Capoeira na cidade de Manaus. Minha motivação para a pesquisa em dança voltada para as matrizes africanas é contribuir para a luta contra o preconceito racial e sócio-econômico e também pela retirada do “manto da invisibilidade” que nega a importância do legado afro-descendente para a construção da cultura Amazônica e brasileira. Minhas ações visam principalmente subsidiar com atividades extracurriculares a efetivação da lei n.10.639/03 e o Estatuto da Igualdade Racial.
Com a Cia ballet da Barra já realizei e venho realizando vários eventos, espetáculos, oficinas, palestras, cursos e espetáculos relacionados com a dança,educação e a cultura.Atualmente estou no meu novo projeto de dança ainda sem título,mas com o tema voltado para a realidade amazonense.

Cleiamanto

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Arte e Lazer na Rua Frei José dos Inocentes-Dia 18 de junho de 2011

A programação "Arte e Lazer na Rua Frei José dos

Inocentes" no dia 18 de junho foi muito especial pois

além de contar com grupo convidado da noite,

o Escada sem Degraus teve também a participação

dos cantores Candinho e Inês,Gonzaga

Blantez,Torrinho e os anfitriões Lucinha Cabral e

Marinho Simões.Teve também literatura de cordel

com Ismael Freitas.

O Projeto Escada sem Degraus apresentou  músicas

da época com quadrilha e muito forró e colocou o

público pra dançar e cantar.

A programação do ‘Arte e Lazer na Rua do Frei’ vem

oferecendo música, teatro e dança, no centro da

cidade. O evento gratuito é realizado sempre

aos sábados a cada quinze dias, a partir das 19h, na

Rua Frei José dos Inocentes.

A iniciativa é uma parceria entre a Companhia de

Teatro Vitória-Régia e a Associação de Moradores do

Centro Histórico de Manaus (AMCHM).


O objetivo é a revitalização e a movimentação


artística valorizando os espaços e os casarões antigos


que estão situados no centro da cidade em especial


nas ruas Bernardo Ramos e a Frei José dos Inocentes,


onde começou a cidade de Manaus.





Escada sem Degraus.No vocal Domingos Capoeira e na sanfona Ezomar Meirele.Foto  Sabrina Oliveira.

Escada sem Degraus.Da esquerda para direita: Cléia Alves,Railda Vitor,Susana Cláudia Freitas e Domingos Capoeira.Foto Sabrina Oliveira.

Escada sem Degraus.Da esquerda para direita:Ezomar Meirele,participação especial de Diego Batista na zabumba,Mauro Nelio.Foto Sabrina Oliveira

Candinho e Inês

Lucinha Cabral,Ismael Freitas,KK Bonates e Ezomar Meirele

Lucinha Cabral e Candinho.

Gonzaga Blantez,Marinho Simões e Candinho.Foto Regina Melo

Torrinho.Foto Regina Melo


segunda-feira, 13 de junho de 2011

II MOVA-SE FESTIVAL DE DANÇA:SOLOS,DUOS E TRIOS

 


Nos dias 09,10,11 e 12 de junho de 2011 aconteceu a 2ª Edição do Mova-se Festival de dança: Solos,Duos e Trios em Manaus com apresentações, oficinas,debates e o lançamento do livro Linguagem da Dança: Arte e Ensino de Isabel Marques no Teatro da Instalação assim como as apresentações dos grupos selecionados.Os debates foram realizados no Casarão de Idéias. Na Academia Norte Fitness no dia 11 aconteceu a oficina O Corpo como ferramenta política ministrada por Sandro Borelli e no dia 12 a oficina Conexões entre Dança de Rua e Dança Contemporânea com Vanilton Lakka .Na Universidade Estadual do Amazonas  no dia 10,a vivência: A Linguagem da Dança, com Isabel Marques e no dia  13,Investimentos Culturais na Região Norte com Fabiano Carneiro (Coord. de Dança da Funarte) .

Mova-se  é caracterizado por se o único evento do gênero destinado a pesquisa, reflexões e pensamentos de arte/ dança contemporânea, dentro do contexto da cultura Amazônica.É concebido e projetado para promover a dança contemporânea e outras artes performativas de inquietações latentes em formatos de solos,duos e trios, trabalhando a arquitetura dos espaços públicos. 


O Mova-se é uma realização da Cia de Idéias com patrocínio da Caixa Econômica,apoio da Funarte,Ministério da Cultura,Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas e ManausCulT.

Confira quem esteve no II Mova-se: 
























sexta-feira, 3 de junho de 2011

DIA DAS MÃES NA PROGRAMAÇÃO DA RUA FREI JOSÉ DOS INOCENTES.

No dia 07 de maio de 2011 foi realizado mais uma edição do ‘Arte e Lazer na Rua do Frei’ que oferece música, teatro e dança, no Centro da cidade. O evento é gratuito, sempre realizado aos sábados, a partir das 19 horas, na Rua Frei José dos Inocentes.
A iniciativa é uma parceria entre a Companhia de Teatro Vitória-Régia e a Associação de Moradores do Centro Histórico de Manaus (AMCHM).

Os cantores Lucinha Cabral, Paulo Góis e o percussionista Marinho Simões emprestaram mais uma vez seus talentos para o ‘Arte e Lazer na Rua do Frei’. Lucinha fez um trabalho descontraído em homenagem às mães que estavam lá presentes. Segundo a artista, o repertório foi de músicas alegres tais como o samba e bolero.

Participante ativa de outras manifestações culturais na área, Lucinha Cabral compôs, inclusive, juntamente com Marcelo Simões e Regina Melo, a marchinha de carnaval de 2011 do ‘Bloco do Frei’. Já os bonecos do bloco foram confeccionados pelo coordenador do evento e diretor da Cia. Vitória Régia, Nonato Tavares.
Nesta noite a comunidade preparou uma festa com comidas típicas e atrações em homenagem à todas as mães da comunidade.

Organização do texto: Cléia Alves
fonte: http://www.admin.d24am.com/plus/musica/sabado-de-festa-no-centro-historico-de-manaus/23136




Homenagem da comunidade ao Dia das Mães.







as crianças aguardando o início da programação

Lucinha Cabral,KK Bonates,Marinho Simões e a comunidade

Público do Dia 07 de maio.