cultura arte e pesquisa

cultura arte e pesquisa

segunda-feira, 31 de maio de 2010

SEMANA DE INTERVENÇÃO REDE MOTIVA SALVADOR
Circuito Motiva
Conexão Vivo apresenta CIRCUITO MOTIVA


O Circuito Motiva é a programação complementar ao Conexão Vivo Bahia. O evento amplia a grade de programação de shows previstos para acontecer dentro do projeto em Salvador. A ideia não é apenas promover um circuito de shows diversificados em vários espaços culturais, casas noturnas e bares da cidade, mas também fortaceler a articulação de toda a cadeia produtiva da música baiana a partir das parcerias entre artistas, produtores e casas de espetáculo.

informações:
http://www.redemotiva.com.br/index.php?option=com_content&view=section&id=8&Itemid=65

domingo, 16 de maio de 2010

ECOSANEAMENTO TEM ATENÇÃO ESPECIAL NO AMAZONAS


O tema água está em pauta no mundo todo, e no Brasil vivemos a década da água desde 2005. Maior parte das águas nacionais estão na Amazônia, apesar de pouca demanda, problemas decorrentes como super população ou abastecimentos afetam comunidades inteiras. No mundo milhões de pessoas estão expostas a muitas doenças por causa da água contaminada, no amazonas apesar do volume de água, saneamento básico, melhoria da água e acesso com qualidade não são as prioridades.
Em toda a Amazônia, inclusive nos centros urbanos não existe tratamento adequado da água, os banheiros comuns não são eficientes, além de gastarem muita água. Se não tratados, os dejetos acabam sendo uma fonte de contaminação, assim como os velhos buracos desagradáveis e anti higiênicos.
Pensando na solução para estes problemas, o movimento social dos moradores da reserva Extrativista do rio Unini à 220 km de Manaus, junto com o Centro Holos, ONG que atua há mais de três na região do rio Negro, através do seu Núcleo de Tecnologias Sustentáveis, desenvolveu estratégias de ação para melhorar a qualidade da água e disponibilizar seu acesso aproveitando uma tecnologia social adotada no mundo todo.
A iniciativa está sendo patrocinada pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental que investiu R$60 milhões de reais em 2008 em 47 iniciativas em todo pais, contribuindo efetivamente para a conservação e preservação dos recursos ambientais, e à consolidação da consciência socioambiental brasileira voltadas para o tema "Água e Clima: contribuições para o desenvolvimento sustentável." No Amazonas houve apenas dois projetos selecionados, ao todo o programa recebeu 892 inscrições.
Para o líder do projeto Alexandre Victor, instrutor de técnicas sustentáveis, o fornecimento de instalações sanitárias ecológicas nas comunidades ribeirinhas e escolas publicas é um primeiro passo rumo ao direito humano a um meio ambiente saudável e a melhoria da qualidade da água na Amazônia. No entanto, a simples construção ou fornecimento das unidades sanitárias ecológicas não as tornam sustentáveis ou produzem o impacto desejado, é necessário mais que isso. É preciso conscientizar para conquistar espaço na vida dessas pessoas para que assim elas possam perceber a real importância da preservação no seu cotidiano.


Para maiores informações,
www.centroholos.org
Alexandre Victor
Gestor do Projeto
(92) 3307-8884

terça-feira, 11 de maio de 2010

ESCADA SEM DEGRAUS

São perguntas
nosso canto
nossas cores
nossas mãos
tambores entoando vida
sonhar, caminhar profundo
o manto azul do mundo
sempre ponto de partida
pergunte ao um grão de areia da estrada
na dimensão do nada
o que é tudo afinal
sinta na alma
o chão pleno de abraço
só passos pássaros
sobem escadas sem degraus
(compositor: Eliberto Barroncas)

15 ANOS DE MODAMA NO AMAZONAS.


A Mostra de Dança Manaus (Modama) terá gosto especial em 2010. O evento, que comemora 15 anos de disseminação dos mais variados estilos e gêneros de dança, terá programação digna de debutante, a ser realizada de 3 a 6 de junho no Clube do Trabalhador do Amazonas (CTAM). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de 12 a 19 de maio, no SESI, SESC ou pelo endereço eletrônico: aprodam@hotmail.com

Iniciativa da Companhia Corpo em Movimento, com parceria do Serviço Social da Indústria (SESI Amazonas), do Serviço Social do Comércio (Sesc) e apoio da Secretaria de Cultura do Estado, Manaus Cult e Associação dos Profissionais de Dança de Manaus (Aprodam), a mostra reúne cerca de 14 mil pessoas entre espetáculos para grande público, apresentações exclusivas para trabalhadores da indústria e do comércio, seminários e oficinas sobre a atividade.

Serão disputadas as categorias infantil (até 10 anos), juvenil (de 10 a 17 anos), adulto (a partir de 18 anos) na formação duplas, trios, conjunto (até seis integrantes) e grupo (mais de seis integrantes). Poderão participar grupos amadores, semi-profissionais, profissionais, companhias de dança, academias e escolas de dança, nas seguintes modalidades: clássico, neoclássico, jazz, moderno, dança de rua, sapateado, contemporâneo, dança de salão, caráter/etnias (folclore) e dança da melhor idade.

Segundo a bailarina, coreógrafa e diretora da Companhia Corpo em Movimento, Ana Mendes, o diferencial deste ano será a presença do diretor e coreográfo Caio Nunes. Como bailarino já dançou na “Vacilou Dançou”, “CIA de Dança Entre os Dentes” e “Dzi Croquets” e como diretor e coreógrafo tem premiações na Mostra de Novos Coreógrafos - Rio Art, Festival de Dança de Joinville (SC), Festival Tápias de Dança (RJ). Na televisão coreografou programas na TV Manchete, TV SBT, TV Globo, onde é coreógrafo até hoje

Nunes vai ministrar, gratuitamente, a modalidade Street Dance (dança de rua) para 60 pessoas. A oficina será realizada no Hotel Ideal, de 31 de maio a 3 de junho, das 17 às 19 horas e das 19 às 21 h

Programação paralela

Como programação paralela, o SESI oferecerá, gratuitamente, uma oficina de Dança de Salão e outra de Interpretação de Bailarino, ambas a serem realizadas em 29 de maio. A primeira será ministrada das 9 às 12 horas e a segunda de 14 às 17 horas, no Clube do Trabalhador do Amazonas (localizada na Alameda Cosme Ferreira, 7399, São José I).

Informações e/ ou inscrições para a Mostra e Oficinas com o SESI (3216-1039), SESC (2126-9587) ou pelo endereço eletrônico: aprodam@hotmail.com

(FONTE:www.manausmais.com.br)